Shopping Solidário: muito além de um centro de compras


Não há como pensar em um shopping sem relacioná-lo a compras. Mas por que não associá-lo também a um centro de solidariedade, uma ponte entre quem precisa de ajuda e quem quer ajudar?! Esse é o objetivo do Shopping Solidário, o guarda-chuva de projetos sociais do Shopping Jardim das Américas, em Curitiba (PR).


A iniciativa começou há 13 anos, com a Escola de Informática e Cidadania do Shopping Jardim das Américas (EIC JAM), o projeto de inclusão digital da instituição. O Shopping Solidário conta ainda com outras quatro iniciativas: ponto de arrecadação permanente de doações de roupas e calçados; separação e doação do lixo reciclável descartado no Shopping para uma cooperativa; ponto de coleta permanente de lixo eletrônico e Cinema Solidário. Além das doações de alimentos arrecadadas nos eventos infantis do empreendimento, que são sempre destinadas a entidades carentes.


Com o slogan “Mais que Computadores, Conhecimento que Transforma”, a EIC JAM promove a inclusão digital de pessoas que não podem arcar com altos custos para se profissionalizar. "Desde 2003, o projeto vem atuando ativamente com a comunidade externa e já formou mais de 6 mil alunos em cursos na área de informática e cidadania", afirma Marcia Pastre, coordenadora da escola. As aulas acontecem no 4º andar do Shopping Jardim das Américas. Além da parte de informática, a metodologia do projeto trabalha a cidadania ao longo do curso, por meio de exercícios em sala de aula. É uma forma de resgatar a conscientização dos deveres e direitos do cidadão e o zelo e respeito à comunidade como um todo. Para a formatura, os alunos sempre promovem uma ação solidária, seja arrecadando doações ou fazendo uma benfeitoria em entidades carentes.


Quanto às doações de roupas e sapatos, há um espaço ao lado da Central de Informações do Shopping para os clientes deixarem os itens, sem contar as doações de mercadorias vindas dos lojistas. “Essa ação possibilita uma interação muito importante com a sociedade. Além de ajudarmos, sendo um ponto de arrecadação, fazemos toda a separação e doamos a instituições. Por ano, são cerca de 6 doações, cada uma com aproximadamente 150/200 quilos de roupas e sapatos”, conta Marcia Pastre.


Junto com a ação social também está a ambiental. Todo lixo reciclável do Shopping é separado pelos próprios funcionários e parte dele é doado para a Cooperativa CataParaná. E, desde 2017, o Shopping também é um ponto permanente de coleta de lixo eletrônico, em uma parceria com a empresa Reciclatech. O objetivo é ajudar a sociedade no descarte correto desse material, tão perigoso ao meio ambiente e à saúde dos catadores de lixo. Devido a defeitos ou produtos ultrapassados, a cada ano, o Brasil descarta cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores, 2,2 mil toneladas de celulares e 17,2 mil toneladas de impressoras.


No Cinema Solidário, são realizadas sessões especiais para entidades carentes, promovendo a cultura a quem não tem acesso às salas de projeção. Além disso, o Shopping tem parcerias com o Erasto Gaertner e a União dos Pais pelo Autismo (UPPA).

  • pic1
  • pic2
  • pic3
  • pic4
Endereço

Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 Jd. das Américas


veja como chegarveja como chegar
Horário

Horário de funcionamento
Segunda a Sábado das 10h às 22h


veja todos os horáriosveja todos os horários
telefone

Telefone


41 3366 5885
(C) 2012 Shopping Jardim das Américas. All rights reserved.
Desenvolvido pela Explay